Dor Lombar


Lombar :
“Ah minha lombar!”



Tem gente que só de ver a foto do exercício abaixo já sente logo uma fisgada na lombar não é mesmo …
Nem todos podem realizar exercícios avançados como este mas vamos desmistificar algumas coisas…se puder leia o post até o fim OK?

O que mais recebemos no nosso estúdio são pessoas com dores lombares de todos os tipos: local , com hérnia de disco, sem hérnia , que irradia nas pernas , que dói só no movimento ou quando está parado e, até mesmo ao respirar!

Tenho hérnia de disco e agora ?
Fique calmo, vamos conversar…

Na verdade existe um paradigma que rodeia a cabeça de muitos com esse problema…
Posso fazer Pilates? Qual atividade física devo fazer ?

Na verdade o ideal é que você procure um bom profissional que o avalie de verdade .
Sabemos que cada corpo é único , e não se pode dizer o que você tem apenas olhando nos seus lindos olhos!

O profissional deve te conhecer através de uma avaliação física e assim poder realizar testes específicos para dor lombar…

O termo lombalgia não diz muita coisa, diz q tem dor na lombar, ok, mas qual é a causa?
Precisamos descobrir…

E também não culpem a “coitada da hérnia de Disco”só porque tiraram sua foto na ressonância não significa que a culpa é dela.

Estudos recentes comprovam que uma grande parte da população pode ter protusões discais e abaulamentos assintomáticos , e que por eventos diversos agudos ou até crônicos que podem envolver músculos, fáscias ligamentos e etc, podem ocasionar a “bendita” dor na lombar…pois é, então isso significa que grande parte da população pode sim ter alguma protusão mas isso não significa que ela terá dor ou será limitado por isso.

Quando alguem entra em crise geralmente busca ajuda médica, é pedido uma ressonância magnética então encontra-se a hérnia de disco e pronto, você passa a crer que achou o motivo pra sua dor.

A partir dai você para de fazer exercícios , faz repouso por dias e e agora não sabe o que fazer para melhorar.

O que quero dizer com isso tudo …
Precisamos entender que o corpo é uma maquina que precisa trabalhar bem…
Se você deixa ele bem nutrido, forte , alongado e tem períodos de descanso e lazer você conseguirá viver bem e livres de dor na maioria do tempo, mesmo tendo ou não hérnia de disco OK?

Procure uma atividade física bem orientada,se possivel que o profissional esteja ao seu lado prescrevendo o que você pode ou não fazer e na medida do possível evoluir, sempre de acordo com seus sintomas.

O Pilates é uma atividade super indicada para lombalgias, pois ele trabalha as musculaturas estabilizadoras da região que podem estar com o start de ativação atrasadas o que prejudica na sua função protetora .
Alem de trabalhar alongamento global , fortalecer as musculaturas do abdome e tronco , trabalhar a postura através do crescimento axial ( que é você sentir como se seu corpo alongasse para o alto, puxando o fio de cabelo para o teto ) .

O yoga também tem ótimos resultados para dores lombares, devido ao aprendizado na respiração , nas mobilizações de coluna , treino de flexibilidade e força de tronco.

O Pilates tem crescido muito principalmente por conta da questão do centro de força ( core ) e porque as aulas são dinâmicas e sempre adaptadas ao aluno. n unca exigindo aquilo que é contra- indicado para ele naquele momento.
Mas também qualquer outra atividade que seja supervisionada e planejada para as suas necessidades é valida.
O importante é se mecher, sair do sedentarismo!
Fazer algo que te dê prazer;
Fazer o sangue circular , os músculos se alongarem e ficarem mais fortes .

Abraços
Fernanda Pacheco

Fisioterapeuta

lagoa

 

Deixe seu comentário aqui